As Medições de OTDR são essenciais para mapear a perda do enlace em relação a distância; na verdade, esse é o motivo pelo qual os OTDRs são tão populares entre os usuários. O instrumento identifica e localiza eventos específicos individuais em um trecho de fibra óptica, que tipicamente consiste em seções de fibra ligadas por conectores e emendas.
A expansão das redes FTTH (fiber to the home) está aumentando as vendas não apenas de cabos e equipamentos ópticos, mas também de ferramentas capazes de garantir a qualidade da transmissão. É o caso dos OTDRs – reflectômetros ópticos no domínio do tempo, instrumentos que certificam o desempenho de novos enlaces de fibra e detectam problemas nos links existentes.
OS OTDRs são especialmente úteis na localização de falhas em enlaces ópticos longos, como nos backbones e redes metropolitanas, com dezenas de quilômetros de comprimento. Basicamente, um OTDR gera pulsos de luz de curta duração e os envia pelo núcleo da fibra, medindo, em função do tempo, os sinais ópticos que retornam a ele.
Segundo o consultor Paulo MArin, em seu livro Cabeamento Estruturado – Projeto e Instalação, o pulso gerado pelo OTDR se propaga pelo enlace ou canal óptico e frações dele são refletidas de volta ao instrumento de teste cada vez que encontra obstáculos à sua propagação pela presença de acopladores ópticos, emendas, conectores ou falhas no enlace ou canal sob teste.
O OTDR determina a resposta da fibra aos pulsos ópticos de teste de modo que, em seu display possam ser ibservados os pontos em que ocorrem as reflexões, permitindo a interpretação dos resultados e a identificação de componentes, bem como eventuais falhas no enlace ou canal óptico sob teste.
Em um trabalho de manutenção da rede óptica, o OTDR pode realizar a medição exata do local onde há um cabo óptico com algum defeito ou até um rompimento. Além disso, ao certificar a rede, o instrumento demanda um índice menor de manutenção, reduzindo o custo operacional do provedor pois, como estará de acordo com o especificado, ela deverá gerar menos retrabalho.
Fonte: Revista RTI.
Blog: Diogenes Bandeira
CRIADO POR.
João Carlos Alves Moura
Orientadores: Prof. Paulo Sérgio de Brito André
Eng. Carlo Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário